quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Pilhas recarregáveis - Capacidade

Não é de hoje que procuro uma máquina digital nova, uma vez que a minha é uma Kodak de 3mp. E sempre vejo nos grandes varejos internetianos os kits, com a máquina, memória e carregador de pilha. E eu realmente ficava intrigado com o tal do "xxxx mah" que fazem referência à pilha. Afinal, o que é o "mah" da pilha?

Vamos a um exemplo:

Câmera Digital DC7328BR 7.MP c/ 3x de Zoom Óptico e LCD 3" c/ Bolsinha - Mitsuca + Carregador 110V + 4 Pilhas AA de 2000mah + Cartão SD Mitsuca 2GB.

Nas lojas Americanas, hoje esse kit está saindo por R$499,00, mas isso não vem ao caso. As pilhas (4) de 2000mah é que interessam a esse post.

Entrei no oráculo e digitei "pilhas wikipedia", e lá não tinha, mas havia uma referência externa na página, e lá tinha:

CAPACIDADE

O principal termo a ser conhecido para se entrar no mundo das pilhas é o de capacidade. A capacidade de uma pilha se refere à quantidade de energia que ela pode reter no processo de carga, energia esta que será disponibilizada no uso. Este dado vem impresso em letras destacadas nas pilhas e é na pratica o grande fator de escolha de uma pilha tendo em vista um uso determinado.

A capacidade é informada em miliamperes.hora ou mAh.

Suponhamos uma pilha com capacidade de 2200 mAh. Vamos chamar esta capacidade de “C”. Nesta pilha, portanto C= 2200 mAh.

Se esta pilha for utilizada num aparelho cuja corrente de consumo é de 200 mA, a duração da carga será de:

Duração = C/consumo

Duração = 2200/200 = 11 horas.

Esta regra não é linear. Quanto maior o consumo do aparelho, ou seja, quanto mais ele se aproxima de C, maior é o desvio deste cálculo.

Se a corrente de consumo for de 2200 mA, igual a C, a duração será inferior a 1 hora porque neste regime de uso as perdas internas são grandes.

A utilização das pilhas com de correntes de descarga de valores maiores que C na prática é possível, desde que de alguma forma haja circuitos que monitorem a pilha. Este tipo de uso estressante só deve ser feito se não houver alternativas. Um alto ritmo de descarga associado à resistência interna da pilha leva à produção de calor. Isso fere o primeiro mandamento.

Geralmente os fabricantes especificam a capacidade da pilha tendo em conta uma descarga (ou corrente de uso) de 0,1C.

Isto significa que a carga nesta pilha do nosso exemplo terá uma duração de 10 horas se utilizada a uma corrente de 0,1C ou 220 mA.


A fonte: http://iflr.tripod.com/ (escrito por Antonio R. Rabitti).

Nessa fonte também existem informações diversas sobre pilhas recarregáveis, como as tecnologias (NiCD, NiMh, etc...), cargas, armazenamento e até como construir um carregador de carga lenta, entre várias outras (f)utilidades. Vale a pena conferir.